quinta-feira, 17 de setembro de 2009

Raio-X Fugitives – Parte 4


A ultima parte do Raio-X Fugitives veio para fechar de vez as análises desse volume. A conclusão resultou num texto grandinho que você pode conferir por completo na página fixa deste post. Além de revermos o que houve com Matt, Daphne, Peter, Angela, Bennet, Nathan e Micah, ainda comentaremos os pontos altos da saga, os erros cometidos e as mudanças no rumo da série.



Matt e Daphne - vinganças e um novo começo

O volume de Villains foi com certeza um dos mais confusos e contraditórios da série. Nele, Daphne entra na história, assim como a premissa de que ela e Matt deveriam ficar juntos. Tudo pareceu forçado, mas a união da dupla acabou se concretizando. Em Fugitives, assim como outros personagens, o casal tenta viver uma vida comum, sem usar seus poderes. Daphne acaba usando sua super velocidade para ajudar em seu trabalho de entregas o que deixa Matt chateado. Ele ainda trabalha como segurança particular, mas não vemos nenhuma cena dele em ação, ele apenas menciona o emprego. O que não se encaixa nesse novo contexto é as visões do Usutu que Matt começa a ter. O personagem com poder de prever o futuro havia morrido em Villains pelas mãos de Arthur Petrelli. Mas o trouxeram de volta, como uma ilusão que somente Matt veria, para passar a ele seu poder de previsão.

Matt com o poder do Usutu e de Isaac foi um dos piores erros de Fugitives, o que ficou claro mais adiante quando simplesmente deixam de lado esse novo poder. Em seus primeiros desenhos ele prevê que será preso, assim como Claire, não tendo tempo algum de qualquer reação. Daphne fica sem saber o que houve, recorrendo a Ando que também está preocupado pelo sequestro de Hiro. Com o rastreador de Hiro, Ando e Daphne seguem para o local onde o avião caiu e tentam resgatar alguns dos fugitivos. Pouco antes disso, Matt teve novamente seus surtos proféticos, desenhando o que parecia ser a morte de Daphne e a ida de Hiro e Ando até a India. Nem precisamos dizer que os desenhos de Matt foram sempre bem inúteis.



Daphne chega com Ando, se descuida e leva um tiro dos agentes de Danko. Matt fica possesso, faz um dos agentes atirar nos outros e é levado por seus companheiros de fuga. Matt fica totalmente cego de ódio após pensar que Daphne está morta. Ele, Peter e Mohinder montam um plano para saber das reais intenções de Nathan, mas o que Matt realmente quer é vingança.

O próximo passo do trio é sequestrar Bennet, algo muito bem feito ao final do episódio 16 “Building 26”. No episódio seguinte, o plano é entrar na cabeça de Bennet para saber qual o plano de Nathan. Algo meio desnecessário, já que está claro desde o início que Nathan quer apenas prender as pessoas com poderes para mante-las longe da sociedade. Mas o motivo do grupo explorar a mente de Bennet parece ter sido criado apenas como pretexto para mostrar ao público como foi o envolvimento dele na operação. Afinal não foi nada surpreendente. Eles chegam a conclusão de que precisam de provas para ir a público denunciar o que está sendo feito com eles, mas não irão conseguir isso com memórias.

Bennet convence Matt de que Daphne está viva, diz para ele confirmar em sua mente, o que é somente possível com a ida de Mohinder até os agentes para distrai-los e dar tempo a Matt. Mohinder é preso, mas Matt se sente aliviado por saber de Daphne. Ele é preso enquanto tem Bennet na sua mira, mas logo em seguida é libertado por Peter, que o leva até o antigo apartamento de Isaac, de onde ele faz uma nova série de pinturas proféticas. Nelas, Matt aparece como um homem-bomba, e a cidade de Washington é o alvo da explosão que ele poderá causar. Isso gerou um verdadeiro mal-estar nos fãs, que viram a série usar mais uma fez a fórmula mais do que desgastada de tentar evitar uma explosão avisada por profecias. Mais um dos piores momentos da saga, que só serviu para dar a idéia para Danko executar o que as imagens mostraram. Foi a partir desse momento que deixaram as visões do futuro de lado, de uma vez por todas.

Matt e Peter recebem a dica do Rebelde de onde Daphne está, e eles partem para Washington, onde Peter consegue as provas que queriam, mas não encontra Daphne. Bennet interfere na ação da dupla, que tem pouco tempo para fugir. Matt se arrisca para deixar Peter livre, sendo assim pego por Nathan. Danko, inspirado pelas imagens proféticas, coloca Matt no exato local da explosão, com bombas presas a seu corpo. Isso veio logo após as imagens das prisões sairem na imprensa e colocar em xeque toda a operação. Nathan intercepta Matt, consegue nocautea-lo e o prende novamente. Para a sorte de Matt, Tracy consegue se esfriar o suficiente para fugir e assim também libertar outras pessoas. Matt e os outros estão presos numa sala, medicados para não usarem seus poderes. Ele também resgata Daphne, a leva a um hospital mas pouco pode ser feito, o ferido dela está muito avançado. Daphne falece, mas a dupla consegue se despedir antes, com uma ilusão criada por Matt, disfarçando a situação terminal de Daphne.

Matt volta a ficar furioso, agora sabe que tem que se vingar de Danko, o responsável pela morte de Daphne. Ele descobre que ele tem uma namorada, e dá um jeito de se aproximar da moça. Matt quer que o caçador sinta o mesmo que ele sentiu ao perder Daphne. Matt desiste de matar a namorada de Danko e deixa que o caçador o mate. Hiro congela o tempo e consegue resgatar Matt antes que o tiro de Danko o acerte. Sem motivos para viver, Matt diz a Hiro que não deveria ter interferido e Hiro lhe apresenta ao seu filho.

Ao encontrar novo propósito para viver, Matt decide deixar tudo de lado e luta por sua própria família. Hiro o chama para ir até o Prédio 26, mas ele se recusa. Depois de se reencontrar com sua ex-esposa, fica no ar a possibilidade de uma reconciliação. Mesmo depois de se desvencilhar dos agentes e da caçada do governo, ele é chamado por Angela Petrelli para transformar Sylar em Nathan. Matt faz isso contra sua vontade e teme que os outros descubram o que realmente houve.


Peter, um herói relutante

Peter é um dos que mais foge nessa temporada. Depois de recuperar parcialmente seus poderes, podendo apenas usar uma habilidade por vez, ele começa a trabalhar como paramédico, salvando vidas todos os dias. Ele se sente frustrado por não conseguir salvar algumas, mas logo tudo isso é esquecido quando ele também é preso por Nathan. Aliás, Peter é preso exatamente por confiar em Nathan e por não abrir mão de seus ideiais. Nathan ainda poderia dar um “passe livre” a Peter se ele não fosse contra seu plano, mas isso não aconteceu.

Já no avião com todos os presos, Peter causa a queda dele quando, sem querer, absorve o poder de Tracy e abre um buraco na aeronave. Ele foge, quase é preso por Bennet, se salva com a ajuda de Claire, encontra Tracy, desarma alguns agentes, tenta negociar com Nathan, é traído por Tracy, pega Nathan como refém, deixa de ser morto por Bennet (que o mantém na mira mas não atira) e foge voando com o poder de Nathan.

Depois de se reunir ao famoso grupo já citado, ele lidera uma espécie de plano para sobreviver a fuga, mas isso não dura muito. Depois de sequestrar Bennet e ajudar Matt a saber algo de Daphne, ele negocia com Nathan para libertar os dois amigos em troca das provas da ação ilegal de Nathan, frente aos direitos constitucionais. Peter tenta um acordo com Nathan, que está disposto em cumprir, mas a interferência de Danko muda os planos. O caçador e Bennet vão até Peter, que consegue ouvir os pensamentos de Noah dizendo que tudo é uma armadilha. Danko atira, Peter cai do alto de um prédio e Nathan o resgata, sem Danko notar que o senador pode voar. Nathan ainda oferece a Peter uma chance de se entregar, mas dessa vez ele apenas pega o poder do irmão e voa para longe. Enquanto isso as imagens das prisões vão parar nos noticiários, mas não houveram grandes consequencias por causa disso, já que Danko coloca Matt na pele de um terrorista.

Peter foge com Angela, que agora também é procurada. Eles passam um dia inteiro dentro de uma igreja discutindo o que houve em sua família, tendo que ao mesmo tempo, continuar a se esconder. Peter vai até Coyote Sands a pedido de sua mãe, conhece a história da fundação da Companhia e junto de sua família descobre que Sylar tomou o lugar de Nathan no senado. Quando ele e Nathan vão até Sylar, não conseguem derrotar o vilão, o que resulta na morte de Nathan. Peter não vê o que acontece e só consegue encurralar Sylar mais tarde depois de absorver seu poder de mutação. Ele, assim como todos os outros, pensam que Sylar está mesmo morto.


A decadência de Nathan

Pelo que acompanhamos até aqui, já é possível saber tudo o que houve com Nathan. Depois de ver o que pessoas com poderes podem causar em Villains, Nathan decide ir até o presidente dos EUA e pedir que se inicie um plano para deter essas pessoas. Este é o começo de Fugitives mostrado ao final de Villains. O que Nathan não imaginava é que deter pessoas com poderes seria mais difícil do que parecia. Seu plano não seria apenas de prende-las, mas de também encontrar alguma forma de remover seus poderes para sempre. Ele contava com a ajuda de Mohinder nessa tarefa, mas ele se recusa. Depois dos desastres ocorridos com as fugas de seus presos, Nathan começa a ficar vulnerável diante de sua equipe, e o líder dos agentes, Emile Danko “o caçador” começa a notar que Nathan aparece rápido demais no lugares, o levando a suspeitar que ele também tenha um poder. E a denúncia de Tracy é só o que faltava para Danko se arriscar.

Nathan é desmascarado, tendo que fugir para salvar a si mesmo e a Claire, que passa a perder sua proteção. Nathan ainda se recusa a resolver o problema que criou cancelando a operação, mas depois do que vê em Coyote Sands decide falar com o presidente para desistir de tudo. Infelizmente Sylar já estava em seu lugar quando Nathan decide agir. A morte de Nathan por Sylar foi consequencia de seus erros ao tentar deter todas as pessoas com poderes, desafiando sua família e perdendo a confiança de todos ao seu redor. Seu fim em Fugitives foi totalmente justificado, mas ainda sim ele deixará muitas saudades com certeza. Sua “pós-vida” no corpo de Sylar será uma das coisas mais interessantes da próxima temporada. com certeza.


Noah entre a cruz e a espada

E nenhuma outra temporada Noah Bennet passou por tantos altos e baixos como nesta. Comprometido com o plano de Nathan para manter Claire a salvo, Bennet diversas vezes limpou a barra dos fugitivos sem levantar qualquer suspeita. Ele salvou Peter umas 3 vezes pelo menos, evitou que Angela fosse presa, tentou manter Claire longe de tudo e ajudou muitos outros a não passarem pelo pior nas mãos de Danko. Mas Bennet também tinha um outro objetivo ao trabalhar para Nathan: destruir Sylar de vez.

Digamos que ele chegou bem perto, mas Sylar deu um jeito de acabar com seu casamento e afastar Bennet do projeto usando seus poderes de transmorfo. Restou a ele usar seus conhecimentos da melhor forma possível para sobreviver. Seu ultimo ato extremista foi apoiar Angela na decisão de tornar Sylar em Nathan, e assim garantir que o governo pararia de perseguir as pessoas com poderes. Junto com Angela e Matt ele guarda o segredo sobre Sylar.


Angela perdendo o controle

A personagem mais misteriosa desde o começo, Angela Petrelli, acabou tendo mais importância do que nunca nesta terceira temporada, segurando as pontas da família sem medo de usar os meios mais inescrupulosos para alcançar seus objetivos. Ela dispensa Bennet da Primatech e quer esquecer todo o plano de controlar as pessoas com habilidade.

No começo de Fugitives Angela fica “na moita” para não se tornar uma ameaça para Nathan e assim ficar livre. Depois de perceber que ela também teria que fugir, Angela decide mostrar a todos o motivo da criação da Companhia, os levando até o acampamento de Coyote Sands. Em sua infância Angela e sua irmã mais nova foram levadas até o local para serem estudadas por um grupo de cientistas. Quando ela e turma de outros jovens do acampamento decidem fugir, sua irmã acaba provocando o início de um conflito. Assustada pelo Dr. Suresh, o pai de Mohinder, Alice, irmã de Angela, provoca uma grande tempestade que acaba levando a outras pessoas com poderes interferirem, iniciando um ataque armado pelo guardas do lugar, matando a praticamente todos que estavam lá. Angela e o grupo que resta, decidem fundar a Companhia para poderem se proteger de algo assim e evitar que pessoas com poderes pudesse causar mais problemas.

Angela reencontra sua irmã depois de 50 anos de ausência, mas Alice acaba ficando furiosa ao descobrir que Angela mentiu ao sair do acampamento, provocando uma forte tempestade novamente. Ela foge e não sabemos mais nada sobre ela.

O sofrimento de Angela atinge o ponto mais alto até então, com a morte de Nathan por Sylar. Ela implora pela ajuda de Matt pois viu em seus sonhos que ele iria salvar Nathan. Ela só não sabia que na verdade ele estaria trazendo Nathan diretamente de Sylar.


Micah, o Rebelde

Se formos falar das melhores idéias que tiveram para essa temporada, a primeira que virá a mente é a inclusão de Micah como o Rebelde. Micah havia sido deixado de lado de Heroes desde que Niki morre. Ele retorna para ajudar Tracy a descobrir suas origens e logo desaparece da série assim como sua tia Monica, outra personagem mal aproveitada.

Micah esteve perfeito como um infiltrado em toda a operação, guiando os personagens usando seu poder da melhor forma possível, como já havia feito antes ao ajudar Niki. Ele ainda tem uma simpatia por Tracy e é quase pego por causa dela, mais sua tia não declarada acaba se arriscando para que ele saia livre. Ainda ajudando a outros heroes, Micah se depara com Sylar. Quando Danko consegue a localização do Rebelde, Sylar vai disfarçado de agente acompanhar o bando e chega em Micah primeiro. Surpreso em ver que era apenas um garoto quem provocou tudo aquilo, Sylar recebe a oferta de ajuda de Micah, que ainda tem esperanças de que Sylar possa salvar a todos, já que ele é “um deles”. Sylar zomba das esperanças de Micah sabendo que de certa forma ele tem razão.

Surpreendemente Sylar salvar Micah, se transmutando no garoto e levando tiros dos agentes de Danko, que já sabia que se tratava de Sylar. Sendo abrigado por Sylar, Micah vê que o vilão se transforma em sua mãe e conversa com si próprio, como se falasse com ela. Sylar questiona o motivo de ter salvo Micah e sua “mãe” diz que ele é um órfão como o próprio Sylar. Tentando ajudar Sylar, Micah oferece mais uma vez sua ajuda, dizendo como Niki conseguiu superar suas outras personalidades e ser uma heroína. Sylar fica sentido com isso e expulsa Micah de seu apartamento, o ameaçando de morte caso o veja de novo. Ela é a ultima aparição de Micah na série e bem provável que não o veremos novamente.

O que Micah trouxe a série era algo que sentiamos falta a um bom tempo: o otimismo. Assim como Hiro foi no começo, Micah procurou ver o melhor de todos (exagerando em alguns momentos) e buscando a melhor saída para os problemas enfrentados com toda a perseguição. Nos quadrinhos Micah também foi bem aproveitado, salvando Monica e outras pessoas com poderes com a ajuda de Molly.


Mudança de Estratégia

O curso da série mudou bastante dentro de uma única saga. Com os piores números de audiência já alcançados, houve uma crise na sala de criação. A entrada de Bryan Fuller veio para minimizar os problemas e encontrar uma forma de encaminhar a série para curso mais firme e claro. O próprio produtor-consultor disse na época que estavam fazendo mudanças que levariam algum tempo para se converterem totalmente. Fica claro quando essas mudanças aconteceram em alguns momentos.

Um deles foi retirar o sentimento de “guerra” que unia o grupo formado por Peter, Mohinder e Matt, após a fuga do avião. Peter falou sobre estar preparado, sobre mudanças radicais, sobre união. Eles estavam prontos para um guerra, para um embate, mas isso durou pouco. Logo cada um foi para um lado, resolver seu próprio dilema.

Matt foi um dos personagens que também teve uma mudança radical em sua jornada em Fugitivos. Sua preocupação com Daphne e logo depois com uma vingança foram totalmente esquecidas depois que ele passa a conhecer seu filho. Quem sofre com essa mudança foi Daphne, ficando de fora de vez. Sylar, que somente queria saber de suas origens passa novamente a se interessar por acumular poderes. Sua psique foi explorada quando ele absorveu o poder de metamorfo. E esse é um lado de Sylar muito interessante ao público, algo que pode render sempre novidades.

Quando a caçada de Nathan, havia um leve impressão no início de que sua mãe estava envolvida, seja para ajudar Nathan, ou até mesmo, para desmantelar a operação de propósito. Isso ficou evidente quando Claire ouve a conversa dela com Nathan, mas não deram nenhuma explicação mais adiante se Angela estava mesmo deixando Claire se interar do plano. É bem provável que Angela estava mesmo a favor de Nathan e por isso mudaram toda a estratégia de ação da personagem.

E quem estava para sair era a Ali Larter. Houveram diversos boatos na página da colunista Kristin dos Santos sobre uma loira que iria morrer na série e não era Elle. Depois Kristin disse que mudaram de idéia e a loira iria sobreviver. Se trata de Tracy Strauss, que já não tinha mais o que fazer na série e seu ultimo feito foi denunciar que Nathan também tinha um poder. Era o fim de Tracy durante a caçada, mas Fuller também se encarregou de trazer mais importância à personagem, salvando Micah e evoluindo seu poder, e assim esticar sua estadia na série.


Pontos altos

Creio que foram todos mencionados, mas só pra recapitular, tivemos a entrada do Micah, o amadurecimento de Claire, a volta de Hiro e Ando ao humor simples e genial e um maior aprofundamento na personalidade de Sylar.

E depois de dezenas de vilões fracos em Villains, aparece Emile Danko que pode ser considerado um dos melhores de toda a série. Ele foi direto ao ponto, foi arrogante, chato e se fez ser odiado, mas nunca foi contraditório durante a saga. Vimos seu lado mais humano quando Matt descobre que ele gosta mesmo de alguém, e também vimos quando ele se sentiu ferido por ter sido rejeitado.

E Ali Larter finalmente encontra seu lugar na série. Se Niki deu o que tinha que dar e Tracy estava a beira de ser desnecessária, restava pouco para Ali deixar a série de vez. Quem veio em sua ajuda foi Bryan Fuller, que direcionou sua personagem para algum mais sólido, ou algo mais líquido... O fato é que Tracy volta, vingativa, mais poderosa e com um objetivo definido. Se isso dará certo ou não só os episódios dirão.

Alguns temas mais polêmicos também foram bem abordados, como a rotulação de terroristas a todos que são diferentes da maioria, como aponta o colega paramédico de Peter no início, e pela forma que Matt é manipulado para fazer com que o mídia compre a idéia de uma rebelião de terroristas.

Até mesmo o preconceito racial foi explorado, quando Charles Deveaux dança com Angela na América conservadora de 1961. Isso quase sempre foi deixado de lado na série.


Os erros

Ao contrário de Villains, os erros em Fugitives foram em menor escala e menos alarmantes, mas afinal eles estavam lá. Um dos piores com certeza foi dar o poder de prever o futuro a Matt. Tanto é que nem tocaram mais no assunto depois que ele apareceu como homem-bomba sem querer.

A morte de Daphne também foi um mal desnecessário, que só serviu para acabar com um outro erro cometido antes, o de uni-la a Matt. Apesar das bobagem que foi a perseguição entre ela, Hiro e Ando no volume passado, Daphne era uma personagem que ainda poderia render boas histórias, mas que acabou sendo afetada pelo romance mais sem noção criado até então.

Outro erro feio foi a ida de Hiro e Ando até a India. Uma perda de tempo total, algo que praticamente todos os fãs concordaram que foi inútil. Pior que isso só foi a profecia de uma nova explosão que deveria ser evitada.


O Raio-X de Fugitves termina por aqui, deixem suas impressões sobre a análise nos comentários e aguardem nossas expectativas e previsões para Redemption.

4 comentários:

  1. Anônimo11:46 PM

    Tantos personagens poderiam ser melhor aproveitados. Daphne, Elle, Micah, Molly...
    Talvez o motivo seja a necessidade de diminuir o elenco.

    Ah, acho uma contradição Tracy não ser morta quando é feita aos pedaços, mas Meredith morrer no incêndio da Primatech. Dois pesos e Duas medidas pra os personagens e o risco que seus poderes trazem.

    ResponderExcluir
  2. Ariel8:24 PM

    O RAIO-X FOI PERFEITO.DISSE TUDO Q OCORREU NA SÉRIE.Eu tbm acho q os piores erros foram o matt pintar e a bomba e os personagens mudaram de opinião mt rápido no decorrer da série

    ResponderExcluir
  3. Mário6:29 AM

    Mto bom o raio-x!
    Eu só vejo algumas coisas por outro ponto de vista. Por exemplo, eu achei q o Micah não foi bem explorado, sua participação poderia ter sido maior, aliás, eu tive quase certeza que teria mais importância numa cena do "cap. 07 - Cold Snap" na qual o Bennet comenta com a Angela q entregar o Rebel para o Danko poderia não ser uma boa ideia, ela poderia necessitar dele. Mas enfim, a sacada de colocá-lo de volta foi mto boa.
    Eu achei tb q algumas coisas ficaram mto no ar e temo mto q fiquem por isso mesmo, q simplesmente se esqueçam delas no vol. 5. O fato de Angela reencontrar Alice viva 50 anos depois? Ela simplesmente vai deixar estar? não vai atrás da irmã? As descobertas do Mohinder sobre seu pai? Afinal, se ele não se engajar atrás dessas verdades, não sei oq + ele poderá fazer na próxima temporada...
    Com relação à tramóia de Angela e Bennet para fazer Parkmann "transformar" Sylar em Nathan após a morte do último, eu não creio q seja a forma q a Angela achou para fazer Parkmann salvar o Nathan não. Aliás, seria bem a cara dela já ter sonhado desde o início com a morte do filho e ter simplesmente manipulado o Parkmann para mantê-lo vivo no corpo de Sylar. Pode haver aí tanto um interesse sentimental em não se conformar com a morte dele qto o tão repetido por ela "mal necessário", q eles realmente precisariam do Nathan vivo para encerrar de vez as atividades do prédio 26. (abro esse parênteses para comentar q espero mto ainda ver um episódio chamado q explique como Angela e seus 3 novos amigos se juntaram aos outros e fundaram a companhia após o incidente no Coyote Sands. "the necessary evil" poderia ser um bom titulo, não? rs)
    Voltando a falar do Coyote Sands, alguém notou q lá tb havia um prédio 26 ou laboratório 26, algo do tipo? um elemento q faz o telespectador imaginar uma relação q simplesmente não existe ou não tem a menor relevância.
    Falando agora da misteriosa Millie (Swoosie Kurtz), q apenas dá o ar da graça numa única cena em Fugitives. Ela diz a Angela q naquela manhã fora interrogada por agentes do governo à respeito da companhia q ela tem ou tinha. Além disso, ela fala do Arthur como se o conhecesse e tivesse o mínimo de proximidade dele. Isso me fez pensar q ela poderia ter algum tipo de relação com a Primatech (pouco provavel) ou com a Pinehearst (bem provavel). afinal, alguém sabe me dizer quem são os 12 fundadores da companhia? só foram revelados 9 ou 10. de onde surgiu a pinehearst? se agentes do governo a interrogavam, é pq suspeitavam q ela tinha um poder, certo? dá pra imaginar direitinho Danko tendo uma conversa com ela + ou - como teve com Angela num restaurante no "cap. 06 - Shades of Gray"

    ResponderExcluir
  4. Oi! Vocês já viram o fan film de Heroes brasileiro a seguir?

    http://www.youtube.com/watch?v=02suPbe2oPs&feature=channel_page

    Abraços!

    ResponderExcluir

Spams e publicidade indesejada serão apagados. Fique a vontade para fazer observações, críticas, elogios e tirar dúvidas.