quinta-feira, 4 de fevereiro de 2010

Review 4x18 - The Wall

Muito perto da sua reta final o volume de Redemption parece ter encontrado finalmente seu caminho, mas talvez seja tarde para definir o futuro da série. Claire amadurece mais um pouco, Peter e Sylar precisam se entender e Samuel ruma para seu objetivo final.


Uma parceria inusitada

Ainda não sabemos se Peter agiu corretamente ou não ao ir atrás de Sylar. Mas sua interação com o vilão em seu próprio pesadelo rendeu boas cenas a série. Como eu comentei antes, as mudanças que surgiram em Sylar foram muito repentinas, somente usando uma espécie de “realidade paralela” se conseguiria o feito de justificar a mudança pelo passar do tempo. Na cabeça de Sylar ele ficou 3 anos vivendo sozinho no mundo, quando na verdade se passaram 3 horas. Com a chegada de Peter vemos um Sylar mudado (mas sem ser bonzinho) que vivia sua punição como se fosse real. E como o tempo é relativo, esse artifício usado na série funcionou muito bem.

A solução para se manter Sylar na série, sem perder muito da sua personalidade, seria mante-lo vivo, ainda mau, mas propenso a ajudar os heróis de vez em quando, se lhe fosse conveniente (algo como o Magneto dos X-Men). É um pena que demoraram praticamente 3 temporadas para se chegar a esse resultado. Sylar passou por cada absurdo antes que duvidamos de tudo. Será que agora vai? E o que afinal ele fará para salvar Emma?

Só espero agora que ele e Peter detonem Eli como ele merece.


Claire acorda pra vida

Demorou 4 temporadas pra Claire começar a ficar esperta! Finalmente ela parou de ficar reclamando que escondiam tudo dela. A pouco tempo ela também parou de reclamar de sempre ser a vítima. Será que ela está amadurecendo de verdade?

As cenas do passado de Noah foram muito boas. Acho que inventaram isso de ultima hora, mas funcionou muito bem para explicar como ele entrou na Companhia. E foi legal ver o Thompson novamente. Só não imagino ainda como Claire e Noah irão sair do buraco.


Considerações finais

O episódio foi muito bom, mas retratou poucos personagens. Fico aqui imaginando como será o episódio final, já que há muitas histórias para serem fechadas e com certeza não dará tempo para finalizar tudo. É bem provável que várias coisas fiquem em aberto para serem desenvolvidas na próxima temporada, se é que haverá uma. Como todo final de temporada deixou a desejar, podemos esperar qualquer coisa.

Já as cenas de Emma e Lauren foram bem inúteis. Foi um grande erro a Lauren ter ido procurar por socorro no próprio Carnival, sem sentido. E a Emma numa ingenuidade sem tamanho ao falar com Samuel, lamentável.

Segundo a maquiadora de Heroes, Wendi Lynn, em março deverá sair uma decisão final da NBC sobre o futuro da série. Resta apenas torcer.

6 comentários:

  1. Rodrigo6:10 PM

    Também achei estranho Lauren ter ido ao Carnival pra cuidar do ferimento. Me pergunto se uma ex-agente da Companhia agiria assim mesmo, ou não daria um jeito no ferimento de outra maneira. E cadê a Tracy? Acho que ela aparecerá no próximo episódio.

    Noah no passado foi mesmo muito bom. Como já foi dito antes, Jack Coleman é uma das melhores atrações de Heroes.

    E sobre a Emma, não achei ingenuidade dela ao falar com Samuel, pois, afinal de contas, ela confia em Samuel e Lauren
    não passava de uma desconhecida. Ela ficou em dúvida, mas no fim ficou do lado de quem ela confia.

    O lance da mente de Sylar ainda teve outro propósito. É como se dissessem "foi preciso 'alguns anos' para Peter QUASE (aquela pergunta sobre o tempo real deixou uma boa dúvida) perdoar Sylar" E isso pode render boas estórias numa próxima temporada.

    Sobre o futuro da série, tenho uma dúvida. Amanda sugeriu que Tim Kring entregasse o comando da série. Acompanho séries há pouco tempo, e gostaria de saber se fatos assim são comuns de acontecer. Caso seja improvável essa troca, então que abordem ideias diferentes do que se falou até agora, mantenham novos personagens legais (Edgar, Lauren, Emma, ...) e tragam outros para oxigenar a série. Acho que outras habilidades poderiam ser abordadas.

    ResponderExcluir
  2. Oi Rodrigo,
    Sobre a ingenuidade da Emma, eu digo no sentido dela perguntar diretamente ao Samuel se a intenção dele era aquela mesma. Ela abriu demais o jogo, deveria ficar quieta. Poderia sim entregar a Lauren, é uma desconhecida. Mas não é a primeira vez que alguém a alerta sobre Samuel, Peter fez isso antes e ele também tem poderes como ela.

    Sobre um criador deixar a série, sim é possível e já aconteceu (Gilmore Girls, Dawson's Creek, entre outros) mas geralmente isso ocorre quando o próprio criador está insatisfeito com as imposições da emissora e abandona o barco (foi o que houve nessas séries que citei). Acho improvável isso ser imposto a pessoa, é mais uma pressão que ocorre por parte da emissora para que série seja de determinada forma e o criador fica de saco cheio e abandona a própria série. No caso de Tim Kring e Heroes, eu não sei como isso não ocorreu, já que a NBC deve ter feito uma grande pressão para a audiência subir e Kring não deu conta do recado.

    ResponderExcluir
  3. Anônimo11:37 PM

    Mesmo que o último episódio reserve uma grande surpresa, essa temporada foi um desastre.
    Apesar da segunda e da terceira temporada não terem sido tão boas quanto a primeira, elas ainda me davam aquele friozinho na barriga.
    Mas a atual, foi péssima, teve momentos que eu ía tomar uma água de tão tedioso que estava o episódio.
    Diálogos intermináveis. Cenas desnecessárias... Ah, péssimo... Tudo eles tinham que explicar...
    Mas o interessante é que a maioria das pessoas que votaram, acharam ótimo o episódio. Vai entender...
    Achei beeeeem fraco...

    ResponderExcluir
  4. Parabéns pelos seus reviews Amanda, eles são mais interessantes que os epsódios em si. hsauhsausha

    ResponderExcluir
  5. Olá gostei desse episódio
    essa de Peter e Syllar virarem parceiro foi muito louco!! Gostei.

    ñ sei se vcs notaram nos flashs do sonho do Peter
    mas quando a Emma está tocando o Doyler está do lado dela
    controlando ela!!
    Será por isso q precisam do Syllar?
    pois o Peter ñ possui poder para impedir ele
    e ñ vem em minha mente alguem (fora Samuel ou o haitiano) q consiga.

    ResponderExcluir
  6. Achei excelente a história do Noah, completa realmente tudo o que aconteceu com ele e suas decisões.

    Já achei um exagero sem tamanho o capanga de Samuel entrar na casa de Mat Parkson. Mat deveria ser um dos mais Poderosos e temidos (lembre-se de Charles Deveaux).
    Se ele demorar mais que 5 minutos contra Peter e Sylar será para mim o pior furo da temporada

    ResponderExcluir

Spams e publicidade indesejada serão apagados. Fique a vontade para fazer observações, críticas, elogios e tirar dúvidas.